Claudio Foleto

© Todos os direitos reservados.
Barreiras - Bahia

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Exposição A Gosto da Fotografia - Confira entrevista com a fotógrafa Iêda Marques



Foto: Iêda Marques

5 DE AGOSTO - Abertura19h .

Visitação: 6 de agosto a 28 de agosto

Galeria do Conselho – tel. 3116-6953 (Dílson Midlej)

Luz do interior . Iêda marques

Galeria Acbeu. 14h às 17h


O A Gosto da Fotografia foi criado e é promovido pelo Instituto Casa da Photographia, escola e produtora baiana fundada há 12 anos, sob direção do fotógrafo Marcelo Reis, em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e apoio do Fundo de Cultura/Secult. A curadoria do projeto leva a assinatura do jornalista, escritor e roteirista Diógenes Moura, também Curador de Fotografia da Pinacoteca. Moura, seguindo a linha conceitual do festival, promete reunir nomes representativos da fotografia brasileira e internacional, lançando olhares sobre diferentes temas sempre no âmbito da identidade e da memória.

Como diz o curador, o projeto aposta na formação do público como garantia da valorização continuada de uma arte – a fotografia - repleta de significados e possibilidades de criação. Por isso mesmo, o festival pretende ampliar, nesta sua edição 2009, as perspectivas de informação e aprofundamento de conteúdos em torno da arte fotográfica, confrontando idéias, conceitos e olhares.

O grande homenageado do evento deste ano é o fotógrafo baiano Voltaire Fraga. Ainda que desconhecido por muitos, trata-se de um dos mais importantes memorialistas brasileiros do século XX. Seu trabalho documental, realizado entre as décadas de 1930 e 1970, retratou o cotidiano de Salvador e seus habitantes sob os mais diferentes aspectos: arte, religiosidade, ancestralidade, urbanismo, comportamento, etc. Morto aos 94 anos sem o devido reconhecimento que merecia, deixou uma obra única na sua capacidade de desvendar a cidade onde nasceu e que tanto amava.

A obra de Voltaire Fraga estará na programação do A Gosto da Fotografia através da exposição Abundante Cidade – Dessemelhante Bahia, especialmente pensada para ser exibida na Pinacoteca do Estado de São Paulo resultado de uma pesquisa sobre um acervo que chega a reunir cerca de dois mil negativos, incluindo placas de vidro. Vale observar que uma fatalidade reduziu o acervo do fotógrafo ao número atual de imagens: no início de 1981, um temporal invadiu sua casa, no bairro dos Aflitos, inutilizando mais de 10 mil negativos. Ainda assim, Voltaire Fraga cuidou do material que lhe restou e muito lutou, em vão, para mostrá-lo e deixá-lo protegido para o futuro. Uma única exposição, realizada na Galeria Pierre Verger, em 1999, reuniu 30 fotografias de seu vasto e importante trabalho.


Ieda Marques, inicia sua exposição Luz do Interior, que retrata o clima e a riqueza cultural no cotidiano das cidades da Chapada Diamantina, na Bahia. Seu alvo de observação é a cozinha, espaço doméstico impregnado de significados, ambiente de intimidade da família, extrato de uma sociedade com traços culturais que beiram o encantamento.

Um comentário: